10 de setembro de 2014

Períodos de baixa do mercado

Vários colegas têm comentado que o mercado anda devagar nas últimas semanas. Na verdade, este não é um ano favorável para nossos negócios, e precisamos saber como proceder nestas fases de "vacas anoréxicas".

Tenho percebido uma queda no mercado há cerca três semanas, mas a verdade é que este ano já teve vários altos e baixos. O período de Copa do Mundo interrompeu os trabalhos de forma geral. Com exceção dos setores direta e indiretamente ligados ao Mundial, os outros sofreram bastante com este mês cheio de feriados. E com exceção dos colegas que trabalharam na Copa ou em eventos/projetos relacionados a ela, nossa classe também sofreu o impacto da lentidão do mercado durante o mês de junho.

Às vésperas das eleições presidenciais no Brasil, já é possível sentir também certo impacto. E o mês eleitoral poderá ser ainda pior.

Já existe outro texto com o mesmo tema aqui no blog. Este primeiro falava do já conhecido período de vacas magras do início do ano. E como agosto/setembro também parecem ser meses tranquilos demais para nós tradutores, considerei importante falar novamente do assunto, apresentando, mais detalhadamente, as opções que temos para essas fases.

O primeiro passo para termos controle destas altas e baixas do setor é documentarmos tudo. Usar um programa específico ou uma planilha do Excel para registrar o fluxo de projetos, detalhando-se o cliente, período e todas as informações essenciais é importantíssimo para podermos estabelecer comparações entre os meses do ano e entre os mesmos períodos em anos diferentes.

Através dessa planilha vejo, por exemplo, que o mês de agosto em 2013 não foi um bom mês de trabalho e que setembro, embora um pouco melhor que agosto, também esteve entre os piores do ano. O mesmo parece se repetir agora, indicando, talvez, um comportamento anual do mercado. 

Esse controle é fundamental para que eu me prepare financeiramente para essa fase e para que eu saiba que não é algum problema com o cliente. Podemos acabar pensando que o cliente, por algum motivo que nos tenha escapado, decidiu não mais trabalhar conosco, ficou insatisfeito com nosso último trabalho/comportamento, ou tenha tido algum outro motivo para parar de nos procurar. Mas se já estivermos preparados para esses dois meses de vacas magras, saberemos que em breve o cliente e os projetos voltarão.

E o que fazer enquanto novos projetos não chegam? 


Não ter novos projetos não significa estar sem trabalho. Temos uma empresa a gerir e muita coisa a fazer:

  • Todas as faturas/NFs estão em dia e já foram emitidas? Há algum pagamento atrasado que precisa ser cobrado?
  • E aquela lista enorme para prospecção? Aproveite esses dias para atualizar o currículo e enviá-lo a clientes em potencial. Prospectar clientes deve ser uma atividade mensal e, já que o tempo agora permite, pode tornar-se diária.
  • E como estão os perfis profissionais? Os perfis do ProZ, Abrates, ATA atraem muitos clientes  em potencial, eles precisam estar sempre atualizados e atraentes.
  • Os glossários, TMs, TBs, etc. estão organizados? E as pastas, subpastas e arquivos dos clientes e projetos?
  • A própria planilha de fluxo de projetos está boa? Há algo nela que você sempre quis melhorar, mas nunca teve tempo? Melhorar a planilha dinâmica, atualizar as validações de dados do Excel e implementar algo novo, como uma formatação condicional, sempre ajudam a ter maior controle.
  • Como estão os estudos? O Novo Acordo Ortográfico está na ponta da língua? Talvez seja este o momento para fazer com que ele esteja. Há algum curso, on-line ou presencial, que pode ser feito nesse período? Alguma leitura para colocar em dia?
  • E as contas da empresa, estão todas o.k.? Há alguma pendência a ser vista com o contador, prefeitura ou banco?

Essas são apenas algumas das inúmeras tarefas que podem ser realizadas nesse período. Mesmo que não existam pendências a resolver, melhorar o currículo, prospectar clientes e estudar nunca são demais. E mesmo que sejam dois meses de pouco trabalho, ainda faltará tempo para que estudemos tudo o que precisamos e contatemos todos os clientes em potencial.

O colega tradutor e antigo bancário, Renato Motta, sempre chama atenção para que nosso planejamento financeiro seja feito em base trimestral. Como não podemos calcular com precisão a nossa renda mensal, o ideal é estabelecermos médias trimestrais e nos planejarmos segundo elas. Essa referência nos auxilia muito em fases com essas, pois elas costumam durar mais de um mês (podendo se estender bem mais). Se tivermos nossos próximos três meses financeiramente planejados, dificilmente passaremos por situações difíceis, principalmente porque, através do nosso controle, sempre saberemos que os períodos de baixa do mercado estão se aproximando. 

Com um bom planejamento, teremos sempre uma reserva financeira (e calma) para passarmos por esses períodos complicados, nos preparando para os meses seguintes que, normalmente, trazem trabalho mais que suficiente para compensar os meses de baixa.




Setembro/2014