14 de agosto de 2013

Formalidade e registro

O cartum abaixo mostra a diferença cultural entre americanos e britânicos. É sabido que os britânicos têm um comportamento mais formal, o que reflete na escrita, logicamente. 

Embora o cartum possa apresentar uma crítica de comportamento, esse não é nosso foco. A imagem aqui pretende apenas ilustrar a postura que nós devemos adotar ao tratarmos com cada variante linguística e cultural: a americana e a britânica.

Ao lidar com um cliente britânico, por exemplo, as frases curtas e pouco formais podem não ser vistas com bons olhos quando enviamos nosso currículo, discutimos valores e prazos, perguntamos sobre pagamento atrasado, pedimos feedback, não aceitamos alterações da fase de revisão, etc. É necessário lembrar que eles adotam maior tom de formalidade, e quanto mais educado for o texto, melhor será a imagem projetada. 

É claro que o nível de formalidade depende de cada pessoa, por isso, mesmo que o cliente seja britânico, nada impede que ele seja desenvolto e brincalhão. Da mesma forma que há vários PMs americanos sérios e extremamente cerimoniosos. 

O que é preciso lembrar é que nós, brasileiros, precisamos nos adequar à postura esperada. Redigir um primeiro e-mail com maior nível de formalidade não faz mal a ninguém. Basta ficarmos atentos ao tom das respostas do cliente e seguirmos o mesmo padrão. Ainda assim, é preciso estabelecer um limite entre o nível de formalidade adequado e o que pode se tornar exagero





Agosto/2013