Eu faço minha melhor revisão depois que aperto "enviar" |
Uma infeliz verdade. Quantas vezes encontramos erros em nossos textos assim que os enviamos? Mesmo após tê-los lido e relido inúmeras vezes?
São erros bobos, na maioria das vezes, como typos. Erros que deverão ser devidamente corrigidos pelo revisor, mas que, se forem graves, precisam ser avisados ao cliente.
Muitos desses erros se devem a estarmos "viciados" em nosso próprio texto. Por sabermos o que está escrito, algumas vezes o lemos da forma como as coisas deveriam estar escritas, não da forma como elas realmente estão. Por esse motivo, é muito importante descansar do texto antes da revisão final. É preciso esquecê-lo por algumas horas para que, quando voltarmos a ele, possamos lê-lo com mais atenção.
Uma boa dica é aumentar o nível do zoom. Enxergar as letras bem grandes ajuda a identificar algum typo ou palavras repetidas. Cada um tem sua forma de revisar. Há os que, como eu, salvam o arquivo em .pdf para que a leitura não seja interrompida a todo momento por correções. Nesses casos, pode ser uma boa ideia ter um bloco de anotações para marcar o que deverá ser corrigido após a leitura. Utilizar as notas autoadesivas e/ou o realçador de texto do Adobe Reader ajudam muito nesse tipo de revisão.
A questão aqui é não alterar o texto enquanto ele é revisado. Dependendo do número de correções que forem feitas durante a leitura, uma nova revisão será necessária para garantir que as alterações foram feitas corretamente. Trabalhar com o arquivo não editável (em .pdf) garante que o texto será o mesmo do início ao fim. Assim, com as correções necessárias anotadas fora do texto, partiremos para uma nova fase: a de fazer as alterações.
Essa é apenas uma das possibilidades para revisar um texto. Independentemente da forma revisão utilizada, o importante é revisar o texto. Enviar um arquivo sem revisão para um cliente é completamente inaceitável. Se for possível, crie um intervalo grande entre a última leitura e a revisão final. Quanto maior o espaço de tempo, maiores as chances de entregar um texto irretocável.
Mesmo que a revisão tenha sido bem feita, é possível que o texto tenha um ou outro errinho. Errar não é motivo de orgulho, mas é humano; e saber reconhecê-lo e, principalmente, alertar o cliente a tempo de que nada seja prejudicado, é profissionalismo.
Agosto/2013